
Um Publicou de Sophos Hoje no Brasil o Sexto Relatório Anual “Estado de Ransomware”, Uma Pesquisa com Dados Informados por Líderes De Ti E Cibersegurança de 17 País, que Estuda o Impacto Ataques de Ransomware Nassas. Uma edição de destaque é constatou que quase 50% das empreas ao Redor do mundo pagaram o resgate para recuperar seus dadas – um táxons de segunda de pagamento para pedidos de resgate em seis anos. Sem brasil, 66% das organizações Pagaram O Resgate e Recuperaram OS Dados, Uma Leve Queda em Relação aos 67% do Ano Passado.
Leia Tamboma
NY Votará Lei Contra Pagamento de Resgate de Dadas
Metade Das Empreas Paga Resgate Digital
Apesar da Alta Porcentage de Companhias que pagaram o Resgate, Mais da Metade (53%) Pagou Menos fazem um ORIGINAL DE DEMANÇA. EM 71% dos casos em que pagaram menos, elas de fizeram por meio de nenociacióia, seja por meios próprios ou com um ajuda de terceiros. Enquanto o Pedido Médio de Resgate Caiu em Terço Entre 2024 E 2025, o Pagamento Médio de Resgate Caiu 50%, Demonstrando como Empreas Estão Se Tornando Mais Bem-Secuedidas em Minimizar O Impacto do Ransomware. Como Organizações Brasileiras Pagaram, Em Média, 86% do valor da demanda, Alinhadas com uma Média Global de 85%.
Em Geral, o Pagamento Médio resgate por US $ 1 Milhão, Embora a Demanda Inicial Tenha Variado Significativa, Dependendo do Tamanh e da Receita da Organização. O Pedido Médio de Resgate para Empresas com mais de US $ 1 Bilhão em Receita para US $ 5 Milhões, Enquanto como organizações com receita de US $ 250 milhões ou menos tiveram pedidos Médios de resgate Inferiores a US $ 350 mil. O Cenário Brasileiro Não é Muito DiFerente: Uma Mediana do Valor Pago em resgates sem país de US $ 400 mil, uma queda de 52% Em Comparação aos US $ 840 mil pagos não anterior.
Pelo terceiro ano consecutivo, as vulnerabilidades exploradas foram a causa raiz número um dos ataques, enquanto 40% das vítimas de ransomware disseram que os adversários se aproveitaram de uma falha de segurança da qual não tinham conhecimento, destacando a luta contínua Das Organizações para o Proteger Sua Superfície de Ataque. De modos, 63% das organizações dissseram que um falta de recursos foi um dos maquinhos, como levou a serem vítimas de ataques, sendão que uma carência de conhecimento especializado foi apontada como uma questão de referência, o que é um dos meios de referência, o que é um dos meios de referência, o que é um dos meios de referência, o que é um dos meios de reposição, o que é um dos motores que não são uma das águias que não são uma questão de referência. pesoal/capacidada foi citada com mais freqüÊncia por aquelas com 251 a 500 funcionários.
Entrevistados Entrevistados do Brasil, Uma Falha de Segurança conhecida foi citada por 47% como um causa operacional mais comum comum. Em Segundo Lugar, foi apontada a falta de pesoal/capacidada, relatada por 39% das instituições. Já 35% Afirmaram Que uma falha no Cumprimento correto dos processos por parte do equipamentos contribuiu para que uma organização se tornou vítima de ransomware.
“Para muitas organizações, a chance de serem comprometidas por agentes de ransomware é apenas uma parte de fazer negócios em 2025. A boa notícia é que, graças a essa maior conscientização, muitas empresas estão se estruturando com recursos para limitar os danos. Isso inclui a Contratos de ProfissionAis de Responsta A incidentes que Podem Não Apenas Reduzir Os Pagamentos de Resgate, Mass Tamboma Acelerar A RecuperAção e Até Mesmo Inter -Romper Ataques EM ANGUNDIMENTO E SOPHESTO DE SOPHESTO WISNIEWSKI, Diretor e Diretor E.
“ÉLE CLARO QUE O RANSOMWARE AINDA SER“ CURADO ”, combatendo como causas fundamentais dos atos: vulnerabilidades exploradas, falta de visibilidade da superfície de pouco e poucos Recos. USAR OS Servoscos de MDR (Detecção e Resposta Gerenciada, Detecção e Responsta Gerenciadas) Para DeFesa. o executivo.
Principais DecoBertas Adicionais do Estado de Ransomware de Relatório 2025:
- Mais empresas Estão Interrompndo Ataques Em andamento: 44% Das Empreas conseguiram interromper o Ataque de Ransomware Antes Que os Dadas Fossem Criptografados – UM Record Nos Últimos Seis Anos. Uma crpriprafia de Dadas Tamboma Foi A Mais Baxa em Seis Anos, Compenas Metade Das Empreas Tenda Seus Dadas Criptografados.
- O Uso de Backup Está Em Baxa: APENAS 54% Das Empreas Usaram Backups Para restaurante Seus Dados, um menor porcentageM em Seis Anos.
- Ó Lado Positivo: Os pagamentos de Ransomware e os custos de RecuperAção Estão em Declínio. O Custo Médio de RecuperAção Caiu de US $ 2.73 Milhões, em 2024, para US $ 1.53 milhão, em 2025. Embora os pagamentos de resgate sejam 2024, ele Diminuiro em 50%, de US $ 2 milhes, em 2024, em 2024, em 50%, em US $ 2 milhes, em 2024, em 2024, em 2024.
- OS pagdos de Resgate Variam de Acordo Com O Setor: o Governo Estadual e Relatou Ter Pago O Valor Médio Mais Alto (US $ 2,5 Milhões), Enquanto o Setor de Saúde Relatou O Mais Baixo (US $ 150 mil).
- Como Empreas Estão Ficando Mais Rápidas na RecuperAção: Mais o Metade (53%) das organizações da Recuperou total de um Ataque de Ransomware em Uma Semana, em Comparação com 35% no ano passado. APENAS 18% Levaram Mais de UM mês para se Recuperar, em Comparação com 34% em 2024.
Principais Descobertas do Estado de Ransomware 2025 Sobre O Cenário No Brasil:
- Vulnerabilidades exploradas foram a causa técnica mais comum dos ataques no BrasilUtilizadas em 44% dos casos. Em Seguida, vêm como credenciais comprometidas, que foram o Ponto de Partida para 20% dos Ataques. E-mails Maliciosos foram utilizados em 18% da Das ocorrênia.
- 54% dos ataques resultaram na crpriprafia de Dadas – Número Acima da Média Global de 50%, mas uma queda significativa em relação aos 77% relatados por organizações brasileiras no relatório de 2024.
- OS Dadas Tamboma Foram Roubados em 12% dos Ataques Nos quais houve criptografia, uma queda em relação aos 26% relatados sem estudo anterior.
- Todas como Organizações Brasileiras Que Tiveram Dados Criptografados Conseguiram Recuperá-Los-Acima da Média Global.
- 66% Das Organizações Brasileiras Pagaram O Resgate E Recuperaram OS Dadosuma diamada Queda em RelAção aos 67% do ano passado.
- 73% UTILIZARAM BATUROSuma queda notável em reação aos 81% relatados no ano anterior.
- Uma mediana da demanda de resgate no brasil no Último ano foi de US $ 392,500uma redução de 53% em relação a AOS de US $ 840 Mil Reportados na Pesquisa de 2024.
- 40% Das demandaas de Resgate Foram de US $ 1 Milhão Ou Mais, Mais Que o Dobro DOS 16% Registrados em 2024.
- Como Organizações Brasileiras Pagaram, Em Média, 86% fazem valor demandaAlinhadas com uma Média Global de 85%:
- 55% Pagaram Menos fazem o valor de inicípio da demanda (Média Global: 53%).
- 11% Pagaram o Mesmo valor Demandado (Média Global: 29%).
- 34% Pagaram mais do que o valor da demanda (Média Global: 18%).
- Excluindo os pagamentos de resgate, o Custo Médio (Média aritmécica) para que organizações Brasileiras se Recuperassem de um Ataque de Ransomware no Último ano Foi de US $ 1,19 Milhãouma queda em relação aos US $ 2.73 milhões reportados em 2024.
- Como organizações Brasileiras Estão Se Recuperando Mais Rapidamento de Ataques de Ransomwarecom 55% se Recuperando complete em até uma semana – um aupleto significativo em comparação aos 28% do ano anterior. Além Disso, 20% Levaram de UM A Seis meses para se Recuperar – Uma queda considera a relação aos 38% de 2024.
Um Sophos Recomenda como Seguintas Práctas para Ajudar como Organizações Um Se Defenderem Contra Ransomware E OUROS CIBERATAQUES:
- Tomar Medidas para eliminar como Causas Técnicas e Operacionais comunos dos Ataques, como como Vulnerabilidades Exploradas. Ferreios como o Sophos gerenciou o risco Podem Ajudar como empreas um acessar seu perfil de risco e minimizar sua exposição.
- GARANTIR QUE TODOS OS ENDPONS (INCLUINDO Servidors) Estejamese Defendidos com Proteção anti-ransomware dedicada.
- TER UM PLANO DE RESPOSTA A INCILDES IMPLEMENHO E TESTADO PARA QUANDO COMO COISAS DEMEM ERRADO. Ter Bons backups e Praticar a restaurantes de Dadas regularmente.
- Como empreas precisam de monitoramento e detectar 24 horas por di. SE NOO Tiverem os Recursos Internos para isSO, Podem Trabalhar Com um provedor de confiável de detecção e Resposta Gerenciadas (MDR).
Os Dados do Estado de Ransomware de Ransomware 2025 provenientes de Uma Pesquisa Independente de Fornecedor, com 3.400 lias de Ti e Cibersegurança de organizações que foram Afetadas por Ransomware não. Como Organizações Entrevistadas Têm Entre 100 e 5 mil Funcionários e Estão Distribuadas em 17 paíss.
Uma Pesquisa Foi Realizada Entre Janeiro e Março de 2025, E OS Entrevistados Foram Questionadores Sobre Sua Experiência Comb Ransomware Nos 12 mesas anteriores.