Um estudo feito pelo LabMKT, núcleo da FIA Business School para estudos de marketing, e pelas empresas Gaspers.IA e AnaMid, mostra uma crescente adoção e impacto da Inteligência Artificial (IA) generativa nas estratégias de marketing em todo o Brasil. Com dados levantados entre fevereiro e junho de 2024, a pesquisa intitulada “Desvendando o Futuro do Marketing com Inteligência Artificial Generativa“foi construída com as respostas de mais de 200 profissionais de marketing de diversos segmentos, e de empresas dos mais diversos tamanhos. Ela revela um panorama onde a IA generativa não apenas melhora a eficácia das estratégias do setor, mas também desafia as organizações a superar obstáculos relacionado a investimentos, integração de sistemas e resistências culturais.
Leia também
GenAI consegue ganhos para a Coreia do Norte
Falha crítica em firewall é porta de entrada para criminosos
O levantamento revelou que 78% das empresas já implementaram algum tipo de IA generativa em suas estratégias, refletindo um crescimento significativo no uso dessa tecnologia. Uma pesquisa também mostra que 95% dos profissionais de marketing acreditam que o desenvolvimento de habilidades em IA generativa é essencial para o futuro do marketing, enquanto apenas 41% se consideram muito ou extremamente preparados para essa tecnologia.
Entre os principais resultados, destaca-se que 50% das empresas não possuem orçamento dedicado para iniciativas de IA no marketing, apesar de 57% dos líderes empresariais destacarem a alta importância da IA generativa para as operações. Paralelamente, 44% dos entrevistados estão preocupados com a privacidade e proteção de dados, enfatizando a necessidade de conformidade com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A adoção da IA generativa está modificando o cenário do marketing, mas ainda há um longo caminho a percorrer em termos de preparação e investimento. A escassez de talentos especializados, identificados por 42% das empresas, enfatiza a necessidade de desenvolver competências internas para superar obstáculos de implementação. A capacitação contínua e a integração de práticas éticas são fundamentais para que as empresas do setor possam aproveitar ao máximo essa tecnologia como aliada”, comenta Patricia Daré Artoni, coordenadora do LabMKT da FIA Business School.
Para Felipe Bogéa, professor da FIA Business School e cofundador da Gaspers.ai, o estudo revela um panorama onde a maturidade na adoção da Inteligência Artificial generativa varia significativamente entre as organizações. Isso implica que em um futuro não tão distante, empresas que aprenderão a explorar e aprofundar suas capacidades em IA generativa, se adaptarão às novas realidades do mercado e serão capazes de gerar um diferencial competitivo.
