As Forças de Defesa de Israel vão tornar mais rígidas as regras sobre dispositivos móveis para oficiais superiores, incluindo a proibição do uso de telefones com sistema operacional Android em linhas telefônicas estratégicas para as Forças de Defesa, informou a Rádio do Exército na quarta-feira, dia 26. Segundo a ordem anunciada, comandantes com patente de tenente-coronel ou superior só poderão usar iPhones da Apple para oficiais. A medida visa reduzir o risco de invasões aos aparelhos de oficiais superiores, de acordo com o relatório.
Segundo o plano, as Forças de Defesa de Israel (IDF) padronizariam os sistemas operacionais em seus escalões superiores para simplificar os controles de segurança e as atualizações. As IDF não divulgaram cronogramas ou propostas, e não houve comentários imediatos sobre se a política abrangerá dispositivos pessoais usados para o trabalho segundo o Posto de Jerusalém.
Mesmo antes do atual conflito com o Hamas e da expansão dos conflitos regionais, já havia relatos de ataques do tipo “isca” direcionados a soldados israelenses, com o objetivo de comprometer dispositivos e extrair vários dados valiosos, incluindo a localização das tropas: alguns soldados israelenses foram vítimas de ataques do tipo “armadilha amorosa”, nos quais perfis falsos em redes sociais, geralmente com as fotos de mulheres expostas, são usados para caçar os soldados e levá-los a clicar em links ou instalar vírus, vazando sua localização e outros dados.
Ironicamente, no mês passado o Google anunciou a inclusão do seu telefone Pixel na lista de aprovação da Rede de Informação do Departamento de Defesa dos EUA (DoDIN). “Os telefones Google Pixel são construídos sobre uma base de resiliência pronta para a missão e segurança inteligente, perfeitamente integrada ao ecossistema do Google”, afirmou a empresa em comunicado.
De acordo com as novas diretrizes, os telefones Android não são totalmente proibidos. Os oficiais podem continuar a usá-los para fins pessoais. No entanto, para qualquer trabalho oficial, reuniões ou promoção, apenas iPhones podem ser usados. Os telefones fornecidos pelo exército aos oficiais agora serão exclusivamente iPhones.
