A Cloudflare começou na tarde de hoje a publicar informações sobre os problemas que paralisaram sua rede, deixando inacessíveis milhares de serviços eletrônicos online, tais como X.com e chatgpt.com. Em seu último post no X/Twitter, o diretor de tecnologia da empresa, Dane Knecht, afirmou que o problema não era de DNS. Esse post foi feito em resposta a outro usuário do X, que abriu um enquete/piada com três alternativas, todas mencionando DNS. Knetch afirmou num post anterior que a interrupção foi “inaceitável” e pediu desculpas:
“Não vou usar meias palavras: hoje mais cedo, falhas com nossos clientes e com a internet em geral (…) Resumindo, um bug latente em um serviço que sustenta nossa capacidade de mitigação de bots começou a apresentar falhas após uma alteração de configuração de rotina que realizamos. Isso causou uma ampla exposição em nossa rede e outros serviços. Não se tratava de um ataque. O problema, o impacto causado e o tempo de resolução são inaceitáveis. Já estamos trabalhando para garantir que isso não aconteça novamente, mas sei que sofreu transtornos reais hoje A confiança que nossos clientes depositam em nós é o que mais valorizamos e fazemos o que é preciso para reconquistá-la”.
A Cloudflare já declarou em sua conta no X/Twitter que vai publicar um post na área do blog da companhia detalhando as causas do incidente.
Leia também
Cloudflare explica interrupção ocorrida dia 12
Cloudflare anuncia aquisição da BastionZero
Uma hora atrás, Knetch acrescentou: “Compartilhamos uma atualização sobre a recuperação de nossos serviços. Conseguimos resolver o impacto no tráfego em nossa rede por volta das 14h30 UTC, o que era nossa prioridade inicial, mas o incidente fez um trabalho adicional para restaurar completamente nosso plano de controle (nosso painel de controle e as APIs que nossos clientes usam para configurar o Cloudflare). O painel de controle já deve estar totalmente disponível. Estamos monitorando esses serviços e garantindo que tudo esteja em pleno funcionamento. Novamente, planejamos compartilhar um relato completo. do que deu errado hoje em algumas horas e como garantir que isso nunca mais aconteça”.
