
A Web Dark, intencionalmente escondida na Internet, é acessível apenas por meio de navegadores ou tecnologias especializadas. Os defensores o monitoram em busca de pistas sobre possíveis ameaças cibernéticas, alavancando várias ferramentas, de plataformas CTI a serviços de código aberto orientados pela comunidade.
Mas por que a teia escura é tão significativa para a segurança cibernética? Alguns analistas críticos de informações de ameaças podem encontrar incluem:
- Vazamentos de dados ou postagens de venda com nomes, endereços de email, senhas, informações financeiras e corporativas e muito mais.
- Explorações para vulnerabilidades de segurança, incluindo zero dias.
- Acesso ao administrador Vendas a tecnologias e sistemas específicos, especialmente VPN e firewalls.
- Venda de ferramentas de campanha de hackers, como kits de phishing, ladrões e serviços de ransomware (verifique os detalhes sobre o RAAS).
- Campanhas de ataque cibernético anunciadas por atacantes ou ainda em fases de planejamento.
O monitoramento da Web Dark é cada vez mais crítico, pois as idéias recentes do Relatório da Web Dark 2024 da Socradar destacam ameaças cibernéticas em andamento que as organizações enfrentam globalmente. O relatório identifica os EUA, a Índia e o Reino Unido como as nações mais freqüentemente direcionadas, ressaltando o amplo impacto geográfico das atividades da Web Dark. Indústrias como manufaturas e serviços profissionais são consistentemente direcionados por ataques de ransomware, enfatizando ainda mais a necessidade de monitoramento vigilante. Além disso, os números alarmantes demonstram a necessidade urgente de soluções de monitoramento eficazes: mais de 1,6 milhão de credenciais de palavras-passagens por email e 75.000 detalhes do cartão de crédito foram expostos em todo o mundo.
Para abordar esses riscos, as organizações geralmente podem aproveitar as ferramentas de código aberto. O uso de ferramentas de código aberto em busca do monitoramento da Web Dark tem várias vantagens, incluindo acessibilidade, personalização, custo-efetividade e flexibilidade. Essas ferramentas permitem que as organizações obtenham informações com tranquilidade, pois podem inspecionar o código dessas ferramentas e serviços e integrá -las de acordo com suas necessidades de infraestrutura e segurança.
Nesta postagem do blog, exploraremos cinco das principais ferramentas de código aberto para monitoramento da Web Dark para ajudá-lo a digitalizar, inspecionar e identificar ameaças de maneira eficaz.
1. Owasp Torbot
Owasp Torbot é uma ferramenta de monitoramento da Web Dark, baseada em Python, baseada em python, projetada especificamente para rastrear sites ocultos com endereços “.onion”. O código -fonte do projeto está totalmente acessível em Github.
Torbot – Ferramenta OSINT de código aberto para monitoramento da Web Dark
Suas funcionalidades principais incluem a recuperação ativa dos títulos de páginas e endereços com breves descrições, armazenamento de dados de rastreamento no formato JSON, digitalizando domínios personalizados e verificando o status do vivo dos links.
À medida que o Torbot executa a varredura ativa – consultando diretamente os serviços ocultos sobre a rede Tor – os usuários devem permanecer cientes de que essas interações, embora anonimizadas, ainda podem ser registradas ou observadas por operadores da Web Dark, introduzindo possíveis riscos operacionais.
O Torbot simplifica as operações de vigilância e OSINT do DarkNet, fornecendo aos usuários uma interface clara e amigável. Sua abordagem abrangente, mas direta, ajuda as equipes de segurança cibernética a reunir informações críticas eficientemente críticas e mitigar ameaças em potencial em páginas da Web Dark.
2. MISP (plataforma de compartilhamento de informações sobre malware)
Plataforma de compartilhamento de informações de malware (MISP) é uma ferramenta de código aberto amplamente reconhecido, com foco na inteligência das ameaças da Web escura e no monitoramento de ameaças de segurança cibernética.
MISP – Plataforma de compartilhamento de informações sobre malware
O MISP é altamente versátil, permitindo a implantação em data centers ou em várias plataformas em nuvem. O uso de protocolos de código aberto e formatos de dados garante uma fácil integração com a infraestrutura de segurança existente.
Embora os fluxos de inteligência do MISP possam não ter as idéias com curadoria de alternativas comerciais, ele serve como uma solução altamente econômica para as organizações estabelecerem o gerenciamento interno de riscos da Web escura. Sua interoperabilidade aprimora significativamente os recursos de inteligência de ameaças, apoiando integrações com outras soluções de segurança cibernética.
As organizações podem personalizar o MISP para compartilhar e receber dados específicos de inteligência de ameaças, incluindo informações sobre atividades da Web Dark, selecionando níveis de risco preferidos, frequência de dados e tags de eventos.
3. Onionscan
O OnionsCan é outra poderosa ferramenta da Web Dark de código aberto que facilita a exploração segura e detalhada dos serviços da Web ocultos.
Explore mais sobre o OnionsCan em Github
Apesar das melhorias contínuas nas tecnologias de anonimato e privacidade, os erros humanos continuam a representar riscos significativos de segurança cibernética. O OnionsCan tem como alvo essas vulnerabilidades, ajudando os especialistas em segurança a identificar incrustações incorretas e riscos potenciais em serviços da Web Dark, promovendo a utilização segura da Web Dark.
Seus objetivos principais incluem auxiliar os operadores de serviço ocultos a proteger suas plataformas e ajudar os pesquisadores de segurança a monitorar sites escuros da Web.
OnionsCan varria minuciosamente sites. Sites de vulnerabilidades e vazamentos de dados, incluindo metadados sensíveis dentro de imagens, páginas de servidor inadvertidamente expostas, revelando endereços IP e chaves de criptografia compartilhada indicando conexões do site. Seus relatórios detalhados variam de resumos simples de risco a formatos detalhados de JSON e JSON, ideais para integração com outras ferramentas.
4. Ahmia.fi
Ahmia.finascido do projeto TOR de Juha Nurmi, aborda o desafio único de navegar na arquitetura da rede do Tor.
Página de pesquisa ahmia.fi
Diferentemente dos mecanismos de pesquisa tradicionais, a AHMIA é especializada na indexação.
Ao agregar esses URLs, os usuários da Ahmia concede acesso simplificados ao conteúdo da Web Dark Tipicamente escondido. Sua natureza de código aberto permite que as equipes e pesquisadores de segurança cibernética acessem seu código-fonte no GitHub, permitindo a construção de índices personalizados e a vigilância personalizada do Darknet.
Para um contexto e insights adicionais sobre várias ferramentas e serviços da Web Dark, explore nosso artigo sobre os “10 principais mecanismos de pesquisa da Web Dark em 2025”, onde destacamos ainda mais os recursos da Ahmia.
5. Pesquisa profunda
A pesquisa profunda se destaca como uma ferramenta especializada de fonte aberta criada explicitamente para a exploração precisa dos domínios de cebola oculta na rede Tor. Projetado para resolver problemas comuns, como resultados irrelevantes, enfatiza resultados precisos e de alta qualidade para melhorar a eficácia do monitoramento da Web escura.
Mecanismo de pesquisa profunda
O modelo transparente e orientado pela comunidade da Deep Search garante confiabilidade e confiabilidade nas atividades de vigilância e inteligência de ameaças.
Pronto para levar o monitoramento da Web Dark para o próximo nível? Conheça o Advanced Toolkit do Socradar’s Advanced
Enquanto as ferramentas de monitoramento da Web Dark de código aberto fornecem recursos importantes para a descoberta de digitalização e ameaça, as organizações que visam uma proteção mais profunda frequentemente buscam cobertura contínua e avançada. Para as equipes de segurança que pretendem ficar à frente de ameaças em rápida evolução do Darknet, a combinação de flexibilidade de código aberto com a inteligência de ameaças de grau de empresa se torna crítico.
Monitoramento da Web Dark da Socradar: Monitore de mercados negros, exposição PII, dados de botnet, conteúdo de IM e mais
É aqui que plataformas avançadas como Monitoramento da web escura de Socradar Entre. Projetado para o monitoramento em tempo real e a detecção acionável de ameaças, Socradar permite que sua organização:
- Monitore continuamente a Dark Web quanto às menções de funcionários, clientes ou informações corporativas.
- Detecte exposições como credenciais roubadas, transferências de dados não autorizadas e conversas subterrâneas ligadas à sua marca.
- Acesso Dark Web Newsentregando os mais recentes idéias de fóruns da Web Deep e Dark, mercados e canais de telegrama.
Notícias da Web Dark de Socradar
- Investigue exposições Caça às ameaçasFiltrando logs de ladrões e outros conjuntos de dados de alto volume para achados acionáveis.
- Integre a inteligência de ameaças da Web Dark perfeitamente na infraestrutura de segurança existente para aprimorar os recursos de resposta.
Além da detecção, Socradar transforma dados de web escura em escura em bruto em Relatórios contextualizados e com curadoria adaptado a riscos e geografias específicos da indústria. Seja protegendo os serviços financeiros, agências governamentais, cuidados de saúde ou empresas de tecnologia, Socradar equipa os defensores da inteligência necessária para antecipar e contra -emergentes ameaças da Web escura.
Com sua ampla cobertura, monitoramento contínuo e contextualização de ameaças, a Socradar pretende fortalecer sua postura de segurança cibernética e tomar decisões mais rápidas e informadas contra os riscos da Web Dark.
Conclusão
Usando uma combinação de ferramentas de código aberto como OWASP Torbot, MISP, Onionscan, Ahmia e Pesquisa Profunda, os defensores podem navegar melhor na Web Dark e extrair inteligência valiosa de ameaças.
A Web Dark continua a servir como uma fonte vital de insights de segurança cibernética, expondo dados vazados, vulnerabilidades, vendas de acesso ao administrador, ferramentas de hackers e sinais iniciais de ataques cibernéticos. O monitoramento deste espaço é crucial para fortalecer a postura de segurança de qualquer organização.
Juntamente com esses recursos de código aberto, plataformas avançadas como o serviço de monitoramento da Web Dark da Socradar permitem que as organizações adotem uma postura mais proativa. Com a detecção de ameaças em tempo real, a inteligência com curadoria e o monitoramento contínuo nos canais da Web profunda e escura, o Socradar ajuda as equipes de segurança a transformar dados brutos em estratégias de defesa acionáveis.
Ao combinar a acessibilidade de ferramentas de código aberto com as capacidades avançadas das soluções de nível corporativo, as empresas podem fortalecer significativamente suas medidas de segurança cibernética e permanecer à frente da evolução das ameaças da Web Dark.