A G4F, integradora de tecnologia com sede em Brasília e atuando em todo o país, inaugurou em Brasília uma central unificada de operações projetada para ampliar a capacidade de atendimento em serviços gerenciados e operações de missão crítica, além de fortalecer sua presença em cibersegurança. Batizada de Global Business Services (GBS – em português, Serviços de Negócios Globais), ela reúne, em um único ambiente, equipes antes distribuídas em diferentes unidades para consolidar funções estratégicas, reduzir a latência operacional e escalar atendimentos de forma contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
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Com capacidade para mais de 200 profissionais e infraestrutura de alta disponibilidade, o GBS marca a expansão estratégica da G4F em nível nacional e internacional. O Diretor de Operações da G4F, Armando Amaral, explica que o GBS foi estruturado com base em práticas internacionalmente consolidadas para operações críticas de larga escala, obrigações por grandes corporações que exigem alta disponibilidade, resiliência e resposta contínua. Segundo ele, essa referência global permite integrar monitoramento, segurança e atendimento especializado em um único ambiente, elevando o nível de maturidade operacional do G4F.


O novo centro consolida operações essenciais em um único ambiente, integrando o SOC (Security Operations Center), responsável pelo monitoramento contínuo, análise de ameaças, gestão de vulnerabilidades e resposta a incidentes; o NOC (Network Operations Center), que garante disponibilidade, desempenho e conectividade das redes; e o SNOC (Security Network Operations Center), que combina práticas de segurança e gestão de redes para garantir proteção avançada e conectividade em tempo real. Além disso, contemple a gestão de identidade, autenticação e governança de segurança. Complementando essa estrutura, oferece suporte técnico especializado nos níveis 1, 2 e 3, garantindo atendimento a ambientes corporativos estratégicos e de alta demanda.
A G4F conta ainda com as certificações internacionais ISO 20000 e ISO 27001, que reforçam a sua excelência na gestão de serviços de TI e asseguram práticas avançadas de segurança da informação em todas as suas operações.
O GBS também incorpora recursos avançados de Inteligência Artificial (IA) para automação de atendimentos, análise preditiva e resposta inteligente a incidentes, elevando a eficiência operacional e a capacidade de antecipar riscos. Com essa estrutura, a G4F reforça sua presença global, sustentando operações críticas com agilidade e segurança em mais de 50 países. Atualmente, já são mais de 60 mil chamados atendidos mensalmente, número que tende a crescer com a tecnologia e inteligência aplicadas no novo centro.
Segundo o Diretor de Novos Negócios da G4F, Matheus Lacerda, o GBS nasceu preparado para sustentar o crescimento da empresa dentro e fora do Brasil.
“A G4F já atende organizações com unidades internacionais e o GBS nos permite ampliar esse alcance com uma estrutura preparada para operar em escala global. Ele fortalece nossa capacidade de atuar em ambientes de grande complexidade e sustentar clientes em qualquer lugar do mundo, estabelecendo as bases essenciais para inovar, acelerar a criação de soluções estratégicas e expandir parcerias de alto impacto. Estamos bastante confiantes com este novo ambiente”, sublinha.
A apresentação do GBS acontece em um ano de forte expansão para o G4F, que já ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em receita, consolidando-se como uma das maiores integradoras de tecnologia do país.
Tanto no setor público quanto no privado, a empresa expande sua atuação em projetos de grande porte em parceria com líderes globais como IBM e ServiceNow, somando mais de R$ 50 bilhões em projetos gerenciados.
Para a CEO da G4F, Gerusa Falcão, o novo centro possui um papel estratégico na jornada de crescimento da empresa. “A apresentação do GBS representa um marco fundamental na execução da nossa estratégia de crescimento sustentável. Ele não é apenas um novo centro de operações, é uma peça central da nossa jornada para nos consolidarmos como uma multinacional até 2030”, diz.
“O novo GBS representa um passo decisivo também para sustentar nosso crescimento, evoluir o portfólio de soluções, desenvolver talentos e garantir que continuemos conectando pessoas e tecnologia para que nossos clientes alcancem seus objetivos, no Brasil e no mundo”, complementa.
