Segundo levantamento do Gartner realizado entre maio e julho de 2025, a otimização de custos é o principal objetivo para 54% dos líderes de infraestrutura e operações (I&O) ao investir em Inteligência Artificial. A pesquisa envolveu 253 participantes dos EUA, Reino Unido, Índia e Alemanha, destacando as prioridades e os desafios da adoção de IA nesse segmento.
Principais pontos do estudo:
- IA é o foco dos investimentos eles infraestrutura para o futuro, grandes dificuldades de integração (48% dos entrevistados) e falta de orçamento (50%) são entraves importantes.
- Melanie CongelarDiretora de Pesquisa do Gartner, recomendo uma abordagem intencional: iniciar com projetos-piloto viáveis e flexíveis de alto valor, em vez de grandes iniciativas. Exemplos de aplicação da IA Generativa na gestão de custos de nuvem, automação de faturamento e otimização do uso de recursos.
- Operações de segurança cibernética e desenvolvimento de talentos/habilidades aparecem como segunda (49%) e terceira (48%) áreas com maior intenção de aumento de investimento.
Conclusão e recomendação Gartner:
Líderes de I&O devem priorizar experimentação com IA em projetos pequenos e ágeis, gerando ganhos práticos e escaláveis, especialmente em gestão de custos e automação de processos críticos. O uso estratégico da IA pode gerar eficiência operacional e preparar organizações para desafios futuros de negócios e tecnologia.
