Um fabricante britânico de veículos Jaguar Land Rover (JLR) anunciou na sexta-feira, dia 14 de novembro, a normalização de suas operações, prejudicadas desde o final de agosto por um ataque cibernético. A empresa informado ao mercado um prejuízo de US$ 638,82 milhões antes de impostos e itens especiais no período de três meses encerrado em setembro de 2024contrastando com o lucro de US$ 524 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. O resultado foi drasticamente impactado pelo ataque cibernético, que forçou a companhia a paralisar suas linhas de produção automatizadas e interrompeu sua cadeia de suprimentos.
O quê e como o ataque afetou as operações e as finanças
O ataque cibernético obrigou a JLR a desligar suas redes de computadores, o que paralisou as linhas de produção altamente automatizado durante todo o mês de setembro e início de outubroe impactou inicialmente a venda de carros a consumidores. A empresa conseguiu desenvolver soluções alternativas para as vendas e reportou que a produção retornou aos níveis normais, mas os custos adicionais relacionados ao incidente somaram US$ 258 milhõesincluindo despesas com consultores externos para a resposta ao hackear. Como resultado, a receita da JLR para o trimestre caiu 24%.
Por que a crise se expandiu e o impacto na economia britânica
A crise se expandiu devido à posição da JLR no topo de uma cadeia de suprimentos complexoque envolve milhares de empresas mundialmenteincluindo centenas não Reino Unido que depende fortemente dos pedidos da montadora. Ó diretor executivo da JLR, Adriano Mardellfalando sobre o período como “incrivelmente difícil”mas afirmou que as operações continuam a “recuperar o ritmo”, destacando o fato de a empresa estar “de volta ao que faz de melhor – produzir carros britânicos de luxo”. Ó diretor financeiro, Richard Molyneuxreforçou a importância da JLR para a economia do Reino Unidoao comentar que a queda na produção de cerca de 27.000 veículos fez o Produto Interno Bruto (PIB) do país cair 0,17% eles setembroatingindo o menor nível de produção de carros para o mês desde 1952segundo a Sociedade de fabricantes e comerciantes de motores (SMMT).
Como o governo ajudou a mitigar o risco na cadeia de suprimentos
A interrupção forçou um grande número de fornecedores, incluindo pequenas e médias empresasa fechar total ou parcialmente suas operações, levantando o recebimento de falências. O governo do Reino Unido respondeu ao risco concordando em fornecer garantias para que a JLR obtivemos empréstimos de até US$ 1,98 bilhão para apoiar sua cadeia de suprimentos, embora a empresa não tenha precisado recorrer a esse financiamento até o momento. A própria JLR conceder um esquema de financiamento, custodiado por um empréstimo separadoque permite aos fornecedores receber pagamentos antecipados por novas encomendas, aliviando problemas de fluxo de caixa.
