Em 2026, a adoção corporativa de neonuvens — provedores de nuvem especializados com foco em unidades de processamento gráfico (GPUs) de alto desempenho para cargas de trabalho de IA — avanços à medida que expandem os recursos de orquestração, suportam modelos de código aberto e oferta soluções de IA soberanas. Essa é uma das absorção da Forrester para 2026 anunciado hoje.
Leia também
Pessoal de cyber está se afogando em informações
Insegurança investida investimentos e retarda IA
De acordo com as diferenças de tecnologia e segurança da Forrester para 2026, a IA enfrentará um acerto de contas no próximo ano — a distância entre as promessas infladas dos fornecedores e o valor entregue às empresas está aumentando, forçando uma correção do mercado para o mercado alinhar as expectativas com a realidade. Com menos de um terço dos tomadores de decisão capaz de vincular o valor da IA ao crescimento financeiro de suas organizações, os CEOs dependerão mais de seus CFOs para aprovar investimentos em IA com base em seu ROI em 2026.
À medida que o rigor financeiro desacelera as implantações de produção e elimina as provas de conceito, as empresas adiarão um quarto de seus gastos planejados com IA para 2027.
Os principais destaques da especificação de tecnologia e segurança da Forrester para 2026 incluem:
- As neonuvens representarão US$ 20 bilhões em receita, erodindo o domínio dos hiperescaladores em IA de geração. Em 2026, a adoção corporativa de neonuvens — provedores de nuvem especializados com foco em unidades de processamento gráfico (GPUs) de alto desempenho para cargas de trabalho de IA — avanços à medida que expandem os recursos de orquestração, suportam modelos de código aberto e oferta soluções de IA soberanas.
- O tempo para vagas de desenvolvedor se dobrará. À medida que as organizações integram a expertise humana de desenvolvedores seniores com a IA para obter resultados de engenharia superiores, elas buscam candidatos com bases sólidas em arquitetura de sistemas.
- Os gastos com segurança quântica ultrapassarão 5% do orçamento geral de segurança de TI. Em 2026, as equipes de segurança aumentarão rapidamente os gastos com segurança quântica em áreas-chave, incluindo serviços de consultoria para migrações planejadas de segurança quântica e ferramentas de descoberta e inventário criptográfico para priorizar a migração de sistemas de alto impacto.
“Em 2026, o período de entusiasmo pela IA chega ao fim, com a intensificação da pressão para entregar resultados reais e mensuráveis a partir de iniciativas seguras de IA”, disse Sharyn Leaver, diretora de pesquisa da Forrester. “À medida que a era de volatilidade continua, os líderes de tecnologia e segurança serão chamados a recalibrar os investimentos sob escrutínio financeiro e de governança mais específicos, enquanto navegam por riscos geopolíticos e econômicos cada vez mais complexos. A Forrester foi elaborada para ajudar os líderes a tomar decisões confiantes, entendendo as tendências futuras que moldarão seu setor, função e papel no próximo ano.”
