A Netskope anunciou hoje capacidades de segurança para comunicações baseadas no Protocolo de Contexto do Modelo (MCP). Estes aprimoramentos fazem parte da plataforma Netskope One, que ajuda as organizações a adotarem IA agência com mais confiança, sem comprometer a segurança.
À medida que a adoção de IA cresce, o PCM tem se consolidado como um método preferencial para conectar agentes de IA a recursos empresariais. No entanto, assim como as comunicações MCP conectam sistemas de IA a dados corporativos e facilitam comandos independentes, elas também criam riscos de segurança, especialmente com milhares de servidores MCP disponíveis publicamente.
Com as novas capacidades da plataforma, o Netskope One pode proteger as interações de IA habilitadas para MCP, oferecendo visibilidade total sobre o uso de ferramentas MCP, aplicando acesso de privilégios mínimos, protegendo dados sensíveis e garantindo a conformidade. As organizações que usam o Netskope One agora podem:
- Identificar, de forma constante e em tempo real, clientes e servidores MCP em uso dentro da empresa, incluindo atributos como nome, ID, URL, versão, host, fonte de dados e protocolo.
- Estender a classificação de risco do Netskope Cloud Confidence Index (CCI) para servidores MCP, facilitando a avaliação e priorização de quais ferramentas, agentes ou integrações de IA representam maior risco de segurança e conformidade.
- Gerenciar o acesso usando controles de política granulares e baseados em contexto (incluindo uma opção de bloqueio padrão para tráfego MCP) e prevenção de vazamento de dados em tempo real.
- Detectar e monitorar o tráfego não humano entre e através de servidores MCP, clientes, ferramentas, hosts, fontes de dados e ferramentas de desenvolvimento.
- Registrador de eventos MCP, incluindo sessões, inicializações, solicitações e respostas de ferramentas e implementações.
- identificar dados sensíveis, como propriedade intelectual e senhas, usados por ferramentas MCP.
“Todas as equipes querem acelerar a adoção de IA com confiança, e os protocolos emergentes como o MCP são agora fundamentais para essa discussão”, diz João Martinhodiretor de Produtos da Netskope. “O MCP também cria riscos de segurança que as ferramentas legadas não conseguem resolver. Por isso, ampliamos ainda mais as capacidades da Netskope One para permitir que as equipes vejam e criem políticas para o tráfego MCP e avaliem imediatamente o nível de risco das ferramentas MCP. Isso é fundamental para o uso seguro da IA à medida que as organizações desenvolvam agentes para desenvolver a produtividade dos negócios.”
As novas capacidades de segurança do MCP estão agora em visualização para os clientes Netskope, com disponibilidade geral prevista para o primeiro semestre de 2026. E, ainda nesta semana, a Netskope demonstrará a plataforma Netskope One, incluindo as novas capacidades de segurança MCP, no AWS re:Inventar em Las Vegas.
