Uma segurança ofensiva anunciado hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Kali Linux 2025.4, a quarta e última atualização desta distribuição baseada no Debian para hacking ético e testes de penetração em 2025.
Quase três meses após o lançamento do Kali Linux 2025.3 a versão 2025.4 atualiza os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma para as versões mais recentes, GNOME 49 e Plasma KDE 6.5 além do Xfce 4.20, que permanece como ambiente de desktop padrão.
A versão do GNOME utiliza o Wayland por padrão, possui uma série de aplicativos atualizados que agora organiza as ferramentas do Kali em pastas, adota o Showtime como reprodutor de vídeo padrão em vez do Totem e adiciona os atalhos de teclado Ctrl+ Alt+ Tou Super+ Tpara abrir rapidamente uma janela de terminal.
O ambiente de desktop padrão Xfce também recebeu atenção no Kali Linux 2025.4, com a adição de suporte para temas de núcleos para ícones, janelas GTK 3/4, janelas Qt 5/6 e decorações do gerenciador de janelas do Xfce no aplicativo Aparência.
Para quem usa Kali Linux em uma máquina virtual, esta versão apresenta suporte para ferramentas de convidados de máquinas virtuais, como compartilhamento da área de transferência e dimensionamento de janelas no Caixa Virtual QEMU e VMware. Os desenvolvedores afirmaram que “todos os recursos adicionais de convidados para máquinas virtuais que você esperava no X11 agora funcionam no Wayland sem problemas”.
Três novas ferramentas foram adicionadas ao Kali Linux 2025.4: bpf-linker, um linker estático BPF simples; evil-winrm-py, uma ferramenta baseada em Python para executar comandos em máquinas Windows remotas usando WinRM; e hexstrike-ai, um servidor MCP que permite que agentes de IA executem ferramentas de forma autônoma.
Além disso, esta versão apresenta um Modo Halloween para a área de trabalho Xfce e atualiza o Kali NetHunter com suporte para dispositivos Android 16, como o Samsung Galaxy S10, S10e, S10 Plus e S10 5G executando o LineageOS 23, terminal aprimorado, aba Wifipumpkin3 atualizado com suporte a prévios e uma aba de instalação do kernel atualizado.
Você pode baixar o Kali Linux 2025.4 do site oficial em diversas versões para 64 bits, ARM, máquinas virtuais, nuvem, WSL ou plataformas móveis. Usuários já cadastrados no Kali Linux precisam apenas atualizar suas instalações executando os sudo apt update && sudo apt full-upgradecomandos em um emulador de terminal.
