A Prefeitura de Cuiabá informou na última quarta-feira (dia 5) ter detectado e mitigado um ataque cibernético direcionado ao sistema de armazenamento e gerenciamento de dados da Secretaria da Saúde do Município. Segundo nota da Secretaria de Comunicação, “a situação foi facilmente divulgada pela equipe de Tecnologia da Informação da SMS, que acionou imediatamente os protocolos de segurança e comunicou o ocorrido aos órgãos competentes”.
Ó caso, diz a nota, foi registrada oficialmente na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, para investigação e responsabilização dos envolvidos. Segundo a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, “a rápida atuação da equipe técnica impediu danos maiores ao sistema (…) A invasão foi rapidamente identificada e as medidas de contenção foram aplicadas de imediato. Todos os setores da Secretaria estão colaborando com as autoridades policiais para garantir a segurança das informações e restabelecer integralmente os serviços digitais”, destacou. A Prefeitura afirmou que “todos os esforços estão sendo concentrados para restaurar completamente o ambiente digital da Secretaria e evitar novas ocorrências”.
Os atendimentos à população seguem normalmente nas unidades de saúde, e a Secretaria adotou todas as medidas para garantir a integridade dos dados e a continuidade das ações administrativas e assistenciais.
O caso também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Gestão e da Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cuiabá, que estão participando em conjunto na avaliação técnica dos servidores e no reforço das barreiras de proteção digital.
