A fintech Marquis Software Solutions fornecedora de tecnologia de marketing e conformidade para o setor de serviços financeiros nos Estados Unidos comunicado às promotorias de vários estados americanos ocorreu um incidente cibernético que comprometeu os dados de 42.784 clientes de 67 bancos e cooperativas de crédito. O incidente de 14 de agosto foi um ataque de ransomware.
Leia também
SonicWall remove rootkit em aparelhos SMA
Alerta SonicWall sobre falha em firewalls SSLVPN
O Comunicado diz no primeiro parágrafo: “Em 14 de agosto de 2025, a Marquis Software Solutions, Inc. (“Marquis”), fornecedora de soluções de marketing e comunicação digitais e físicas, detectou atividade suspeita em sua rede e constatou ter sido vítima de um ataque de ransomware. Após a descoberta, o Marquês iniciou imediatamente uma investigação e contratou especialistas em segurança cibernética, com o auxílio de assessoria jurídica. As autoridades policiais também federais foram notificadas. A investigação revelou que um terceiro não autorizado acessou a rede da Marquis por meio de seu firewall Sonic Wall em 14 de agosto de 2025 e você pode ter arquivos específicos de seus sistemas. A Marquis está fornecendo este aviso em nome de alguns clientes atuais e antigos dados a Marquis mantém”.
Com sede no Texas, a Marquis é uma provedora de serviços de marketing e conformidade que permite que bancos e outras instituições financeiras coletem e visualizem todos os dados de seus clientes em um único local. A empresa conta com mais de 700 clientes bancários e de cooperativas de crédito em seu site. Desta forma, a Marquis tem acesso e armazena grandes quantidades de dados pertencentes a clientes de bancos de varejo nos Estados Unidos.
Os hackers roubaram nomes, dados de nascimento, endereços postais e números de Seguro Social, além de números de contas bancárias, cartões de débito e crédito de pelo menos 400 mil clientes.
Uma investigação concluiu que um terceiro acessou a rede da Marquis por meio de seu firewall SonicWall. As autoridades policiais foram notificadas e “a Marquis está trabalhando com seus clientes corporativos para notificar os consumidores”, afirma um comunicado enviado ao procurador-geral do Maine.
