A NetDiligence, fornecedora de soluções de preparação e resposta a riscos cibernéticos, divulgou seu Estudo de Sinistros Cibernéticos de 2025, uma análise baseada em dados de 10.402 sinistros de seguros cibernéticos decorrentes de incidentes ocorridos entre 2020 e 2024. Segundo uma nova pesquisa da NetDiligence, em média apenas 32% do custo total de um incidente de cibersegurança é pago por apólices de seguro cibernético. No estudo, a empresa analisou 10.402 sinistros relacionados a incidentes ocorridos entre 2020 e 2024.
O estudo continua sendo um recurso fundamental para seguradoras cibernéticas, corretoras, consultores jurídicos e gestores de risco que buscam informações práticas sobre o impacto financeiro e operacional de incidentes cibernéticos.
“O relatório de 2025 reflete que as repercussões das ameaças cibernéticas continuam a evoluir”, disse Mark Greisiger, presidente da NetDiligence. “Ao agregar e analisar milhares de sinistros cibernéticos reais, estamos ajudando o setor a ir além das suposições e a responder aos riscos cibernéticos com maior clareza.”
O conjunto de dados deste ano foi construído com contribuições de importantes seguranças cibernéticas. As organizações variam em tamanho, desde menos de US$ 12.000 até mais de US$ 230 bilhões em receita anual. As análises demográficas e financeiras abrangem setores, faixas de receita, causas de sinistros e tipos de dados afetados.
“Valorizamos profundamente o apoio contínuo de nossos parceiros de transporte”, disse Greisiger. “Sua confiança e colaboração são o que tornam possível esse nível de transparência e educação.”
PMEs vs. Grandes Empresas
Tal como nos anos anteriores, como pequenas e médias empresas (PMEs) representaram a grande maioria das reclamações. No entanto, como grandes empresas — representam emboraem apenas 2% do conjunto de dados — corresponderam a mais de metade de todos os custos com incidentes, devido à sua escala e complexidade empresarial.
Em todos os valores de sinistros, os custos relacionados a serviços jurídicos, resposta a crises, recuperação e encerramento de negócios significativo significativo. Em alguns casos, as perdas por interrupção de negócios ultrapassaram US$ 1 milhão.
O estudo de 2025 também acompanha o aumento da atividade relacionada a incidentes com terceiros uma área que continua a crescer em complexidade e volume de sinistros.
Novidades em 2025:
O conjunto de dados de 2025 inclui atualizações importantes e novas adições:
- Dados expandidos sobre incidentes de 2024 foram encontrados e validados no início de 2025.
- Mais de 1.100 novas concessões de interesse referentes aos anos anteriores (2022–2023)
- Para maior clareza comparativa, foi utilizado um limite de custo consistente de US$ 1.000 ao longo de vários anos.
Essas atualizações fazem do estudo de 2025 o conjunto de dados mais abrangente até o momento.
